STF derruba lei que regula antenas de celular em São Paulo
wpadmin2021-01-04T15:56:49-03:00Supremo Tribunal Federal considera lei de 2004 inconstitucional; regras inviabilizavam novas antenas na cidade de São Paulo
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional a lei 13.756/2014 do município de São Paulo, que estabelece as regras para instalações de torres de celular na cidade. A legislação é muito criticada por operadoras de telefonia móvel, uma vez que ela ditava regras que inviabilizavam a instalação de novas infraestruturas.
A ação direta de inconstitucionalidade foi movida pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), e foi aceita por três votos a dois.
Com a decisão do STF, a lei anterior volta a vigorar. Com isso, as operadoras poderão pedir revisão dos valores das multas aplicadas pela prefeitura: de acordo com o Telesíntese, a legislação de 2004 previa autuação de R$ 100 mil, enquanto a regulamentação antiga autuava em R$ 6 mil.
Outra vantagem para as operadoras é que as torres que foram consideradas irregulares pela lei de 2004 podem ser regularizadas de acordo com o regimento anterior. As teles também poderão retomar processos de licenciamentos que foram negados e cassar obrigações de desmonte de antenas.
A Câmara dos Vereadores e a Prefeitura de São Paulo ainda podem recorrer da decisão do STF.
Entre em contato e saiba por que o Grupo Pellim é um dos maiores especialistas em regularização de áreas para concessão de antenas de telecom.
Saiba mais em:
https://tecnoblog.net/390652/stf-derruba-lei-que-regula-antenas-de-celular-em-sao-paulo/